Quem Somos
No art. 12º do Estatuto Social do Clube Atlético Mineiro está previsto que “a diretoria poderá criar e regulamentar CONSULADOS e embaixadas, inclusive nomear seus respectivos cônsules, sub-cônsules e embaixadores, para atuarem como canais de comunicação, objetivando incentivar campanhas sociais, angariar novas receitas, torcedores e ainda aproximar a comunidade das atividades do clube, dentre outras atividades”.
Todavia, devido a inexistência de Consulados montados pelo clube, os próprios torcedores organizaram-se por meio de encontros pessoais e virtuais e, assim, criaram as redes sociais e os canais de contato denominadas “Consulados do Galo” ou “Consulado Central”.
Embora seja uma estrutura simplificada e feita por abnegados, sem qualquer fim lucrativo, os Consulados possuem um organograma em que há relações pessoais, telefônicas, por redes sociais, e-mails e grupos de WhatsAPP, são utilizadas para deliberar os assuntos e promover o engajamento de todos.
O que é um Consulado?
Um Consulado é um ponto de encontro de torcedores do Galo em bares mundo afora, com crianças, jovens, adultos, sempre em clima familiar e de amizade.
Para que servem as redes sociais “Consulados do Galo”?
As redes sociais e os canais de contato dos “Consulados do Galo” ou “Consulado Central” visam a divulgação dos Consulados do Clube Atlético Mineiro existentes mundo afora, com a indicação dos locais de encontro. Portanto, no Twitter, Facebook, Instagram, site e outros canais do “Consulados do Galo Central”, divulgam-se dados de cada grupo, facilitando a localização dos pontos de encontro por interessados. E cada grupo deverá utilizar sua respectiva rede para divulgar-se e para divulgar os demais. Com a cooperação e ajuda mútua, todos crescem.
Qual o foco principal de um Consulado?
Reunir atleticanos em bares. Ver os jogos, mesmo que não sejam todos. Tratar bem, conversar, ser gentil. E divulgar nas redes sociais, atraindo mais pessoas. O resto é secundário.
Ser um Consulado é fácil?
Tarefa árdua, muito trabalho! Preocupar-se com as pessoas em um mundo cada vez mais egoísta é um desafio. Fazer tudo isso gratuitamente, por amor ao clube, mais ainda! E muitos defenderão que determinado líder ou grupo está ganhando dinheiro, que usa indevidamente as marcas do Galo, que há outros interesses, mesmo que anos de história mostrem o contrário, mesmo que clube e patrocinadores sejam os que mais ganham pela atração de novos torcedores, sócios e a imagem positiva construída na comunidade local.
Qual o papel de um “Consul”, líder de um Consulado?
O Consul é flexível e sem egos. Agrega, respeita, se cala às vezes, mesmo com razão, mas para evitar uma discussão maior. Mas é firme nos propósitos dos Consulados e do Galo. Sabendo que ninguém é bom demais, ninguém é bom sozinho e é preciso agradecer. Afinal de contas, SOMOS TODOS UM SÓ GALO!